segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Escolha da Semente e o Preparo das Mudas


A escolha da semente é extremamente importante, pois o sucesso da boa produtividade depende de uma seleção minuciosa de cada semente. A escolha da semente dá-se da seguinte maneira: colocam-se as sementes em um recipiente com água, as que boiarem não servem para o plantio e as que ficarem ao fundo servirão. As sementes mais usadas são: EMBRAPA-2 e PIAVE.
De acordo com Walferson Freitas de Aquino, Técnico agropecuário, para um bom desenvolvimento das mudas é necessária a escolha da semente.
Em seguida, deve-se colocá-las de molho por aproximadamente 6 horas em sacos plásticos pretos de polietileno, três sementes por cova, uma parte de esterco de curral curtido, meia parte de barro preto que pode ser substituído por arisco e três partes de terra de superfície.
A irrigação tem que ser diária e a água de boa qualidade. As mudas tem que permanecer 90 dias em viveiro rústico ou melhorado e manter sombreamento principalmente no verão, até que elas cheguem à altura de 40cm aproximadamente, quando irão para o local definitivo.

Marcilene, Rosiane, Karise, Pedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário